O que fazemos
Creche e Pré-Escolar
As crianças são o nosso futuro, mas é no presente que devemos proporcionar-lhes todos os mecanismos necessários para que possam ser elas próprias as construtoras do seu conhecimento.
- Defendemos uma pedagogia humanizante alicerçada em diferentes metodologias:
- * Modelo High Scope: que promove o desenvolvimento natural, autónomo e personalizado da criança, no respeito pelas suas características individuais;
* Movimento da Escola Moderna (MEM): que assenta em valores de cooperação, solidariedade e de uma vida democrática onde, através do diálogo, do compromisso, da responsabilização e da avaliação, a criança poderá, enquanto sujeito da sua própria aprendizagem, construir, dimensionar e catalisar os saberes, acelerando, revigorando e refletindo sobre os seus próprios conhecimentos;
* Metodologia de projeto: onde o projeto corresponde a uma iniciativa das crianças, decorrendo de uma situação espontânea que o educador/professor identifique que lhes desperta curiosidade. Este centra-se na criança, mas também prevê a participação da família e da comunidade educativa na sua conceção.
Para isto, trabalhamos com uma equipa que se dedica diariamente à evolução da criança, proporcionando a oportunidade de aprender e brincar, num ambiente acolhedor e dinâmico.
1.º Ciclo Ensino Básico
Cada aluno/a é olhado como único/a, atendendo às suas características e motivações e à fase em que cada um se encontra no seu crescimento pessoal e de aprendizagem.
O modelo pedagógico que adotamos é o do "Ensinar é Explorar", aprendendo com Autoria e Autonomia", que tem como fundamento a construção ativa do conhecimento e das competências de pensamento essenciais.
Trabalhando projetos de forma autónoma e colaborativa, os/as alunos/as são desafiados a construir o seu conhecimento.
- Os conteúdos estão organizados em Projetos que, girando em torno de temas que integram de forma articulada as aprendizagens essenciais das áreas do Português, da Matemática, do Estudo do Meio, da Educação Artística e da Educação Física.
- O trabalho em Projetos desperta nos/as alunos/as a curiosidade pelo saber e permite-lhes aprender a planificar o seu trabalho, a explorar/pesquisar, a organizar a informação recolhida, a comunicar e defender as descobertas que realizam.
- Tornam-se, desta forma, crianças autónomas e responsáveis, organizadas e com bons hábitos de trabalho, desenvolvendo capacidades que serão muito importantes para os estudos posteriores e para a sua vida futura.
Aprender, experienciando a interdependência
- Tendo em conta a influência do Movimento da Escola Moderna (MEM), o processo de aprendizagem assenta em valores de cooperação, solidariedade e de uma vida democrática onde, através do diálogo, do compromisso, da responsabilização e da avaliação, o aluno/a poderá, enquanto sujeito da sua própria aprendizagem, construir, dimensionar e catalisar os saberes, acelerando, revigorando e refletindo sobre os seus próprios conhecimentos.
- Este modo de aprender estimula a aprendizagem com os outros, numa realidade educativa onde a interdependência é experienciada frequentemente, favorecendo, quer a independência, quer o valor dos compromissos.
Método de trabalho
Olhar cada aluno/a como singular e único/a
Cada aluno/a é olhado como único/a, atendendo-se às suas características e motivações e à fase em que cada um se encontra no seu crescimento pessoal e de aprendizagem.
- O modelo pedagógico que adotamos é o do “Ensinar é Explorar, aprendendo com Autoria e Autonomia", que tem como fundamento a construção ativa do conhecimento e das competências de pensamento essenciais.
Aprender por projetos
Trabalhando projetos de forma autónoma e colaborativa, os/as alunos/as são desafiados a construir o seu conhecimento.
- Os conteúdos estão organizados em Projetos que, girando em torno de temas que integram de forma articulada as aprendizagens essenciais das áreas do Português, da Matemática, do Estudo do Meio, da Educação Artística e da Educação Física.
- O trabalho em Projetos desperta nos/as alunos/as a curiosidade pelo saber e permite-lhes aprender a planificar o seu trabalho, a explorar/pesquisar, a organizar a informação recolhida, a comunicar e defender as descobertas que realizam.
- Tornam-se, desta forma, crianças autónomas e responsáveis, organizadas e com bons hábitos de trabalho, desenvolvendo capacidades que serão muito importantes para os estudos posteriores e para a sua vida futura.
Aprender, experienciando a interdependência